segunda-feira, 31 de maio de 2010

Projeto Jornal Escolar

Vocês já pensaram em uma aula atraente para alunos e professores? Na Escola Municipal Jayme Martins em Volta Redonda isso já é realidade. A professora e implementadora Rosecléa fez um planejamento especial para os alunos do 4 e 5 anos, montar um jornal para a escola. O objetivo principal era integrar os alunos aos diferentes meios de comunicação, linguagem e códigos, bem como sua função na nossa vida diária.

Esse projeto foi realizado com algumas atividades como:


-pesquisa sobre a história do jornal, onde os alunos tiveram oportunidade de acessar a internet e usar o laboratória de informática. De acordo com a professora, os alunos ficaram muito animados, porque encontraram o primeiro jornal confeccionado e muitas outras descobertas.

-enquete com a comunidade com o tema: "o jornal que eu leio mais", essa atividade teve como objetivo unir escola e comunidade, pois esta enquete foi feita na própria escola. E o jornal escolhido foi "Diário do Vale".

-pesquisa de notícias de jornais online e pesquisa de campo.

-visita a redação do jornal escolhido. Foi um momento especial para os alunos e professores responsáveis.
"Fomos recepcionados pelo gerente comercial Sr.Francisco Guerra e o jornalista Roberto Marinho. O jornalista fez uma explanação sobre os procedimentos para a elaboração do jornal.Foi um momento que oportunizou novos conhecimentos e estaremos dentro das nossas possibilidades desenvolvendo-os no nosso projeto" - Rosecléa

-coleta de informações que seriam digitadas para a elaboração do jornal escolar. Nesta etapa foi escolhido o tema do primeiro jornal da escola "As mudanças climáticas". Todos participaram ativamente nessa pesquisa.
"Os alunos buscaram informações sobre os terremotos, aquecimento global, enchentes e tsunami. Os alunos foram divididos em grupos para que todos possam participar do processo de elaboração do jornal. Alguns alunos fizeram entrevistas sobre o tema dentro da unidade escolar e na comunidade também, outros transcreversam as matérias, outro grupo ficou responsável pelas fotos e os demais alunos e professores fizeram pesquisas sobre o tema" - Rosecléa

-confecção do jornal escolar. Os alunos usaram novamente o laboratório de informática, fazendo a digitação no editor de texto. Este momento foi muito importante para eles, pois viram a finalização de um trabalho tão esperado.

O projeto foi reconhecido por todos os professores da escola e também pelo jornal visitado. Chegando até mesmo ser noticiado no dia 16 de março de 2010.

Esperamos que projetos assim sejam implementados em todas as escolas para que nossa educação seja de qualidade.


Fe Valentim

13 comentários:

  1. Ola,
    Sao projetos como esse que resgatam o interesse das crianças pela escola.
    E sao momentos assim que devemos presar, o aprendizado atraves de trarefas prazerosas. Adoro jornais escolares.
    Muito bom o artigo
    Parabens!!

    ResponderExcluir
  2. Olá FeValentim, gostei muito do projeto desenvolvido´.Gosto muito de trabalhar com jornal na Alfabetização de adultos e sua materia já me deu novas ideias. Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Que projeto interessante, exemplos como esse devem ser compartilhados e multiplicados.

    Nandilene - Polo Cantagalo
    http://nandilene-educartransforma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Muito legal essa idéia. Vou também tentar aprimorar meu projeto do jornal que estou criando no 9º ano lá na minha escola. Adorei a idéia!!!BJS

    ResponderExcluir
  5. Olá pessoal!!!

    Fico muito feliz de mostrar esse projeto, que achei muito interessante, e vocês estarem gostando.
    Este blog foi criado primeiramente para o cumprimento de uma atividade na faculdade, porém, gostei tanto, que pretendo continuar postando notícias sobre a educação.
    Minha próxima postagem será sobre a educação em Lingua Brasileira de Sinais.

    Aguardem!!!

    Bjus

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Sua noticia nos faz refletir na importancia de se trabalhar com asssuntos de interesse da turma, com situaçoes que possam gerar uma prendizagem significativa.
    Parabens pela noticia.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Olá,

    Realmente muito interessante. Neste projeto é possível se trabalhar a multidisciplinaridade.
    Que bom que você tem interesse em continuar com o blog.
    Até eu resolvi fazer o blog para meu filhote oblogdotheo.blogspot.com

    abs

    ResponderExcluir
  9. Fê,seu blog tá lindo e a notícia muito interessante.Pretendo montar um jornalzinho com minha turma e vi que sua notícia me dará bastante subsídios para isso.Beijos,Mary.

    ResponderExcluir
  10. Oi Fê, gostei muito de saaber que os professores estao buscando novos caminhos para dinamizar o ensino-aprendizagem! Isso é que é "estar antenado" com a nova realidade da educação. A vida é movimeto, e projetos como esse, como uma rádio que li em outro blog, só tendem a motivar e estimular as crianças à descoberta do novo, à ampliaçao de seus conhecimentos. Todas os recursos (radio, jornal, NTICs), juntos ou separados, devem ser utilizados em busca de uma educação de qualidade. Parabéns à essa professora e a voce pela noticia. bjim...

    ResponderExcluir
  11. Parabéns !!!
    A matéria ficou muito bem elaborada e como você mesmo disse que gostou de fazer este trabalho ... aconselhamos que continue e vá mandando os links pra gente ... a rosicléia sabe como fazer isso no portal dos implementadores de Volta Redonda.

    Sergio Graças
    Coordenador do NTM de Volta Redonda
    http://www.iaesmevr.org

    ResponderExcluir
  12. Muito boa esta informação, a forma como foi postada e bem organizada é algo que merece elogios, isto mostra como nossos profissionais da educação estão a frente do seu tempo, muito bem.

    ResponderExcluir
  13. Uma ótima idéia!!!
    Vou passar este assunto para a coordenadora da escola... pra poder estar passando isto as crianças!
    E assim incentivando as crianças a ler mais jornais e revistas
    Adorei a matéria
    Bjinhos

    ResponderExcluir